top of page

Abra Seus Sentidos, O que Você Está Buscando Pode Estar a Sua Frente

Muitas vezes nos encontramos em uma busca por "aquilo". Seja a resposta para uma pergunta, ideia, inspiração, conselho, princípio ou as infinitas coisas que poderiam ser encaixadas nessa busca. A busca por matar uma inquietação de nosso ser.


Durante esse processo é comum nos decepcionarmos por não conseguir encontrar aquilo. Ficarmos frustrados por nunca ter a frase certa que poderia nos ajudar.


Mas, e se o erro estiver nesse hábito? E se o erro estiver em procurarmos tanto por algo que ficamos cegos diante de coisas que poderiam ser úteis. E se tudo que falta para encontramos aquilo que tanto buscamos é abrir os nossos sentidos?

Antes de tudo, o que são sentidos?

Não é comum pensarmos nos sentidos que cada um de nós possui. Para ser honesto, apenas conheço essa informação e penso nela com regularidade graças a minha obsessão por escrita.


De toda forma, os 5 sentidos mais conhecidos são a audição, visão, olfato, tato e paladar. Usamos todos eles para experienciar o mundo.


Naturalmente, temos uma tendência a ter uma afinidade maior com determinados sentidos. Um exemplo interessante disso ocorrendo é em pessoas cegas, onde, o cérebro se reorganiza aumentado a afinidade no tato, audição ou em qualquer um dos outros sentidos.

Mas, se nós experienciamos o mundo através de nossos sentidos, como "abrir" eles, poderia ajudar?

Querendo ou não, temos afinidade com um ou mais sentidos. Isso significa que, mesmo utilizando todos os cinco, alguns, serão utilizados com mais afinco do que outros.


Como exemplo, um dos meus sentidos menos desenvolvidos é o olfato. É difícil eu parar para reparar no odor que as coisas possuem. Na maioria das vezes, estou tão concentrado na música (audição) que esqueço de sentir o cheiro das coisas. Tanto é que não faço a mínima ideia do que seria um cheiro adocicado.


Mas, isso é algo que acontece com todas as pessoas. Estamos tão viciados e acostumados a usar um único sentido que esquecemos de prestar atenção nos outros 4.

Apesar disso, todos concordamos que eles possuem suas particularidades e usuabilidades no dia a dia.

Por mais que eu não use tanto o olfato, consigo reconhecer quase que instantaneamente o perfume de uma pessoa especial. Mesmo alguns não utilizando tanto a audição, conseguem lembrar de suas músicas favoritas apenas com 3 segundos de reprodução.


É como se, o tempo inteiro nossos sentidos estivessem prontos para serem usados. Entretanto, dificilmente prestamos atenção neles.

E, aqui está o ponto de todo esse texto

Quando falo que precisamos "abrir nossos sentidos", estou fazendo uma analogia direta ao que verdadeiramente será necessário fazer para encontrar aquilo que tanto buscamos. Uma analogia a algo que dificilmente fazemos:


Prestar atenção nas outras coisas.


Nessa busca, tendemos a focar em um único local (paralelamente sentido). É como se todos os outros ficassem a margem. Sabemos da existência deles. De quando em quando, os usamos, porém, sempre preferimos permanecer naquele que temos mais afinidade.

Ficamos tão focados nesse único local, que reduzimos a nossa experiência de mundo.

É essa redução que pode estar nos distanciando de encontrar a resposta para uma pergunta, ideia, inspiração, conselho, princípio ou qualquer uma das infinitas coisas que poderiam ser encaixadas nessa busca.


É a privação de prestar atenção nas outras coisas que pode estar impedindo que encontremos o que precisamos.

Se realmente for isso, o que poderia ser feito?

A resposta prática é prestar atenção nas outras coisas e locais que frequentamos ou fazemos. Isso inclui desde o desenho animado, série, filme, anime que assistimos até mesmo as coisas que escutamos em nosso local de trabalho ou escola.


Afinal, o que buscamos pode estar presente em uma dessas coisas ou locais.


Mas, isso só é possível quando abrimos nossos sentidos para o mundo. Só é possível quando estamos dispostos a prestar atenção nas outras coisas ou locais. É possível apenas quando deixamos de lado a arrogância de querer tudo na nossa hora e do nosso jeito, começando a dar oportunidade para as outras coisas, até mesmo as que aparentam ser insignificantes.

É surpreendente o que conseguimos encontrar no momento em que abrimos nossos sentidos.

Por isso,


Abra sua audição e escute o que cada pessoa está falando. Abra seus olhos e veja como cada pessoa se comporta. Abra seu tato e sinta as coisas próximas a você. Abra seu olfato e sinta os diversos odores ao seu redor. Abra seu paladar e sinta o gosto de cada alimento.


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.  Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/abra-seus-sentidos-o-que-voce-esta-buscando-pode-estar-a-sua-frente 

Escrito por: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Comments


bottom of page