Para ser bom em qualquer coisa, abandonar o ego é absolutamente necessário.
Muitas pessoas ignoram, mas, a maneira mais eficaz de alguém se tornar bom é através do volume. Isso, querendo ou não, implica em fazer a coisa que buscamos pela excelência, repetidas vezes, de forma ruim. Pode até parecer algo simples de ser feito, porém, poucos são aqueles que realmente tem a coragem e a resistência para cumprir tal requisito.
Afinal, ser ruim repetidas vezes é algo que ataca diretamente nosso ego.
| O Problema Com o Perfeccionismo
Todos temos algum nível de perfeccionismo.
O perfeccionismo tende a se manifestar por vários motivos que vão desde o medo de falhar, medo do julgamento, busca pela excelência e até uma visão plana de mundo. Podemos considerar até como um "mecanismo de defesa" criado por nosso cérebro para evitar com que nos machuquemos.
Algo bonito de ser dito, porém, extremamente prejudicial.
Essa necessidade insana de fazer as coisas bem (perfeccionismo), cria uma gigantesca barreira para algo que queremos nos tornar bons, reduzindo a velocidade e a capacidade de produção. Não é atoa que pessoas extremamente perfeccionistas, além de serem chatas, vivem com problemas de produtividade.
Porém,
Da mesma forma que precisamos "machucar" nossos músculos na musculação para se desenvolverem mais fortes e resistentes, precisamos abandonar esse "mecanismo de defesa" criado por nosso cérebro e aceitar a verdade:
No início de qualquer coisa, somos extremamente ruins.
| Ego e Perfeccionismo
O perfeccionismo é apenas uma das faces de nosso ego.
O ego quer evita a todo o custo falhar, ser inferior, ficar inseguro e ser vulnerável. Assim como o perfeccionismo (parte integrante do ego) é algo que usamos como "mecanismo de defesa", afinal, todas essas coisas machucam.
O problema com isso é que o "custo" pode ser muito alto.
| Abandone a Necessidade De Fazer as Coisas Bem
A maneira mais eficaz e rápida de se tornar bom em algo é fazendo aquilo muitas vezes.
Quando abandonamos a necessidade insana de fazer as coisas bem (perfeccionismo), algo incrível acontece. A velocidade com que conseguimos fazer as coisas se intensifica. A quantidade de coisas que fazemos, aumenta.
Em outras palavras, começamos a ter um gigantesco volume.
Volume esse que, no início, será um completo lixo. Tudo que fazemos parecerá ruim, feio, e até doloroso aos nossos olhos. Entretanto, passar por esse momento "lixo" e admitir que não somos bons naquilo, é o primeiro e mais poderoso passo para nos tonar bons em qualquer coisa.
Mas, isso é extremamente difícil de se fazer, afinal, nosso ego quer nos proteger do fracasso.
| Abandone o Ego e Torne-se Bom em QUALQUER Coisa
Se seu objetivo, obsessão e sonho for realmente se tornar bom em algo, abandone o ego.
Se olharmos qualquer pessoa bem sucedida, de qualquer área e em qualquer momento da história humana, perceberemos um traço em comum. Pode até ser clichê, mas, todos eles falharam repetidas vezes antes de se tornarem o que são.
Não se engane, todos tinha egos parecidos com os nossos.
A única diferença foi que não estavam dispostos a sacrificar qualquer coisa para manter seus egos. Todos eles colocaram na balança seus objetivos, obsessões e sonhos para comparar se valeria a penas abdicá-los pelo medo de ser ruim naquele momento.
A resposta para isso, bem, todos abandonaram seus egos e se tornaram bons.
| Finalização e Sugestões
Esse texto foi escrito com o propósito de dar minha visão sobre um requisito que precisamos cumprir antes de nos tornarmos bons.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos, redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Esses são alguns textos que você vai adorar ler:
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Muito bom