top of page

A Vantagem de Ser um Iniciante

Muitos de nós, estamos no início da vida. É aquele momento onde não temos dinheiro, bens patrimoniais, formação e nem mesmo experiência. É o momento onde nos sentimos em desvantagem comparados a pessoas mais velhas.


É quase como se tudo estivesse jogando contra nós.

Um jogo onde só temos desvantagens, começamos perdendo, tudo parece prestes a desabar, ninguém se importa com nós e não sabemos o que fazer.

Inclusive, quantos nessa situação não surtam olhando para outras pessoas como professores, perfis aleatórios no Instagram ou amigos mais velhos e dizem: "ah mais você já está formado, com emprego... Está com a vida ganha".


Talvez, também podemos encaixar aqui, até o famoso sentimento de estar para trás na vida.


Para trás porque simplesmente estamos iniciando e não há nenhum benefício em ser um iniciante. Certo?

Errado.

Veja, como sempre falo, começos são uma merda. Uma merda porque sempre colocamos força desproporcional, tendemos a gastar mais energia em algo que não precisava, erramos para caramba e ainda tem o agravante de não fazermos a mínima ideia do que estamos fazendo.

[Exploro mais afundo isso no texto Por Que Começos São Sempre Uma Merda]


É quase como quando éramos crianças e aprendemos a andar de bicicleta sem rodinhas.


Sempre caindo e nos machucando, algumas vezes indo rápido demais a ponto de nos estapear em uma lata de lixo, outras, lenta demais a ponto de perder o equilíbrio e ralar o joelho.

Estávamos sempre exagerando de um lado ou do outro, mas, sonhando com o dia em que pudéssemos andar com liberdade igual às crianças mais velhas que achávamos fodas.

E qual a vantagem nisso? Qual a vantagem em ser um iniciante em qualquer coisa?

Honestamente, acredito que isso vai te surpreender, mas, arrisco dizer ser mais vantajoso ser um iniciante do que ser qualquer outra coisa.

Digo isso pensando na única e principal vantagem que todos os iniciantes possuem:

Não ter nada a perder.

Querendo ou não, quando estamos no início, não temos uma carreira completa nas costas para levar em consideração ao tomar uma decisão arriscada. Decisão essa, que pode trazes um gigantesco ganho, ou uma derrota pequena que seria voltar para próximo de onde começamos.


Se formos iniciantes, isso significaria sair do 0,1 e voltar para o zero.

Agora se fossemos um profissional com 15 anos de carreira, significaria sair do 15 ou até mais longe e, possivelmente, voltar a ser um iniciante, vulgo 0.


Consegue perceber?


É aquele velho ditado, quanto maior o tamanho maior a queda.

E, não existe apenas esse lado.

Ser um iniciante dá a liberdade de tentar tudo que quisermos, correr mais riscos, errar com um perdão mais fácil e, quando aproveitamos essa vantagem, ganhamos a possibilidade de aprendermos mais rápido, ir mais longe e lidamos com menos pressão.


Essa é a vantagem definitiva de ser um iniciante.


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha.  Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/a-vantagem-de-ser-um-iniciante

Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Comments


bottom of page