A falta de iniciativa é apenas mais uma face da terceirização da responsabilidade. Parece besteira, mas essa face disfarçada por alguma desculpa, vai transformar você em mais um fracassado.
E recentemente observei isso de perto.
Esse é um texto para mostrar como tomar a iniciativa em praticamente todas as situações vão alavancar suas oportunidades profissionais.
Responsabilidade e Iniciativa
Há um tempo atrás escrevi o texto A Arte de Assumir Responsabilidades: Benefício Vs Risco. Considero um dos melhores textos que já escrevi. Mas, o ponto é que existe um pré-requisito para você assumir responsabilidades na sua vida, que esqueci de citar no texto:
Tomar iniciativa
Veja, não importa a situação que você esteja, o primeiro passo é literalmente a iniciativa. Para assumir mais responsabilidades no seu emprego, você precisa tomar uma iniciativa.
Você precisa deixar claro o que quer.
Você precisa começar a fazer algo.
Você precisa começar.
Mas, o que recente notei, é que a maioria das pessoas não toma a iniciativa. Elas esperam que a responsabilidade caia sobre seus colos. E, em algumas situações, nem quando a responsabilidade surge na porta, elas dão o primeiro passo.
O problema com isso é que pessoas em posição de poder notam essa hesitação.
E por que isso é um problema
Eu como empreendedor ou chefe tendo a gostar mais de pessoas que vão lá e fazem. Pessoas que simplesmente não esperam por uma ordem clara do que é para ser feito. Pessoas que, apesar de algo não ter saído como foi planejado, dão um jeito de aproveitar a situação de alguma forma positiva.
Como humano, também gosto de pessoas que são assim.
Pessoas que não precisam esperar ações externas para tomarem uma ação e que simplesmente fazem o que precisa ser feito mediante a situação.
Mas sendo sincero eu não sou ninguém.
Porém, observo pessoas que são realmente influentes. Pessoas que estão em posições de poder. Pessoas que são grandes tomadores de decisão em grandes empresas que possuem uma visão parecida.
E quando notam que o fulano X tem mais iniciativa do que você, por exemplo, automaticamente o fulano X passará a receber mais confiança e eventualmente um cargo maior do que o seu.
Isso se, elas não te chutarem.
“Sou bom seguindo ordens”
Veja, pessoas que são ótimas seguindo ordens – tipo, elas são realmente boas fazendo o que foi solicitado para ser feito – também são maravilhosas e podem ser muito bem posicionadas.
Porém,
Assim como pessoas que tomam iniciativas, quem está nesse outro extremo de ser verdadeiramente bom fazendo o que foi pedido, são raros. E para piorar, mais raro ainda são aqueles que sabem posicionar e utilizar bem pessoas assim.
Mas se você quer ter um sucesso profundo e brilhante, você precisa fazer uma coisa:
Tome a iniciativa
Todos estão sempre muito assustados para fazer algo. Sempre querem esperar como os outros vão reagir, para então, agir. Sempre utilizam a situação como desculpa para evitar a ação.
Por isso, destaque-se tomando a iniciativa.
Isso vale sim para o seu trabalho… mas também vale para aquela pessoa extremamente atraente que ninguém tem coragem de chegar… Ou para o cocô do cachorro que todos veem, mas ninguém quer ir lá tirar.
Uma pequena história real
Como falei, recentemente observei uma situação em que uma pessoa X deveria ter a iniciativa de tirar proveito de um cenário que não era o mais agradável, mas que dava para fazer algo. Era basicamente a função dessa pessoa fazer isso, mas ninguém necessariamente obrigaria ela a executar.
O chefe do chefe da pessoa X estava no mesmo local observando tudo.
Qual você acha que foi a abordagem dessa pessoa?
Ela simplesmente aceitou a situação ruim como um completo impeditivo e ficou sentada resolvendo suas outras coisas.
Em comparação,
Outra pessoa que tinha 0 participação ou obrigação de executar a coisa – no mesmo cenário e lugar – tomou a iniciativa de ir lá e fazer alguma coisa para tentar tirar proveito.
Os resultados disso?
O chefe dos chefes, notou a discrepância… E possivelmente isso minou um pouco o caminho de crescimento ambicioso que a pessoa X poderia traçar. E trouxe mais confiança para aquela pessoa que foi lá – sem obrigação alguma – e fez o que podia ser feito.
O ponto final desse texto é simples:
É extremamente fácil se destacar nos dias de hoje… tudo que você precisa fazer é ser o cara que sempre toma a iniciativa.
Finalização e Conclusão
Faz bastante tempo desde o meu último texto hehe.
Enfim, sem desculpas, apenas não priorizei minhas publicações por aqui… Mas pretendo voltar com parte da minha frequência na escrita de textos como esse… Afinal, comunicar ideias e pensamentos para o mundo é minha obsessão.
E dito isso, recomendo meus livros (inclusive um novo que estou prestes a lançar):