top of page

A Distopia no Livro: Coração de Aço

Eu assim como diversas outras crianças ao redor do mundo, já sonhei em ser um super-herói. Já imaginou o quão incrível seria um raio cair sobre você e simplesmente começar a correr mais rápido que um avião? Ou uma aranha te morder e você conseguir saltar sobre prédios e soltar teias?

Ou mesmo ser um alienígena que ganha força, invencibilidade e raios lasers saindo pelos olhos por causa do sol?


Todos sempre tivemos essa inclinação em querer ter poderes e assim salvar as mais diversas pessoas. É inerente de seres indefesos querer ajudar outrem.

Mas, e quando não são tão indefesos assim? Quem garante que verdadeiramente existiriam heróis em um mundo com pessoas super-poderosas?

O universo em que se passa o livro Coração de Aço, busca explorar exatamente isso.

Um mundo onde em um belo dia, pessoas aleatórias ganharam poderes dos mais variados tipos.


Como em toda e qualquer ficção, em um primeiro momento os humanos comuns acreditavam que essas novas pessoas estavam ali para ajudá-los, protegê-los e ampara-los. Muitos até defendiam dizendo que assim seria mais 'seguro'.


O próprio personagem principal, David, estava deitado no chão de um banco com seu pai no ápice de um assalto quando, o épico mais poderoso "coração de aço", surgiu para acabar com outro épico que estava ameaçando as pessoas e roubando o banco.

Algo comum. São heróis e vilões. Certo?


Em um movimento rápido, tudo mudou. O suposto épico bonzinho, não estava ali para salvar as pessoas. Tudo que ele queria era acabar com outro competidor e estabelecer seu domínio.


O pai do personagem principal, senhor que ferrenhamente defendia os épicos dizendo que eles eram pessoas verdadeiramente boas para todos... Encontrou a morte pela mão de seu suposto salvador.

Depois disso, acompanhamos David, em sua busca por vingança. Vingança contra as pessoas que eram as supostas salvadoras da humanidade. As pessoas que utilizavam da violência para escravizar todos os "comuns" em um reino de opressão e medo.


Como diria o próprio David:

"Eu sei, melhor do que qualquer outra pessoa, que não há heróis vindo nos salvar. Não Há Épicos bons. Nenhum deles nos protege. O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente".

A distopia de "Coração de Aço" busca explorar como o poder consegue corromper até o mais puro dos seres. E claro, como o épico mais poderoso, também se tornou o mais cruel entre os humanos.


O mais difícil de tudo isso é como fazer as pessoas lutarem contra um inimigo opressor que detêm toda a força bélica (poderes) imaginável? Como livrar as pessoas do pensamento "meu épico poderia ser pior e não fornecer nem mesmo energia, água e um pouco de segurança"?


Essa é a história de Coração de Aço. Um livro que leva ao extremo a frase do Lord Acton de que "o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente".


Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas cosias levam tempo haha. 
Aqui o link para compartilhar com seu amigo:
https://www.lucasgarciajornada.com/post/a-distopia-no-livro-coracao-de-aco       

Escrito por: Lucas Garcia

Originalmente publicado: lucasgarciajornada.com

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @jornadalucasgar

Comments


bottom of page