top of page

A Amazônia Não é o Pulmão do Mundo

Constantemente na mídia e nas escolas, a ideia da floresta amazônica ser o pulmão do Mundo é propagada como verdade inquestionável. Entretanto, o fato é que a Amazônia não é pulmão do mundo.

 

Sensacionalismo do Mainstream.

Não me recordo de quando e onde foi a primeira vez que escutei que a amazônia não era o pulmão do mundo. Porém, assim como sempre ocorre quando falo isso para as pessoas, fiquei surpreso e passei a questionar a veracidade de muitas "verdades" inquestionáveis propagadas com um alto grau de sensacionalismo e alarmismo pelo mainstream.

Para ter uma ideia e dar base no meu argumento desse sensacionalismo, em 2019, a hashtag no twitter "#prayforamazonia" começou a bombar com diversas figuras públicas e jornais falando sobre incêndios ocorrendo na floresta amazônica.

Uma das figuras públicas, fez um tweet dizendo:

Porém, como indicado pelo jornalista Michael Shellenberger, essa foto e diversas outras sensacionalistas utilizadas pela mídia e figuras públicas, não só foram fotos antigas, mas também fotos de locais que não eram a Amazônia.

Basta ver esse artigo publicado em 2013 onde a exata foto que o Cristiano Ronaldo publicou, fala sobre um incêndio que ocorreu no Rio Grande do Sul. Ou seja, do outro lado do país.

 

Por que a Amazônia não é o pulmão do mundo?


Em 2019, Dan Nepstad, presidente e fundador da Earth Innovation Institute um instituto que trabalha para promover o desenvolvimento rural favorável ao clima por meio de abordagens inovadoras à agricultura, silvicultura e pesca sustentáveis ​​em regiões tropicais em todo o mundo; deu uma entrevista para o jornalista Michael Shellenberger, onde disse as seguintes palavras ao ser perguntado quanto a veracidade sobre a Amazônia ser o pulmão do mundo:

"É besteira. Não há ciência por trás disso. A Amazônia produz muito oxigênio, mas usa a mesma quantidade de oxigênio por meio da respiração, então é uma lavagem.

Sem entrar em termos técnicos biológicos, basicamente, além da fotossíntese as plantas também respiram. Isso ocorre para que elas liberem a energia gerada pelo processo de fotossíntese e façam as transformações e quebras químicas...

Então, segundo Dan Nepstad, esse processo realizado na floresta amazônica não tem efeito prático algum, nos níveis de oxigênio do planeta Terra. Ainda nas palavras dele, a Amazônia de fato produz uma enorme quantia de oxigênio, porém, ela consome o mesmo tanto durante seus mais variados processos.

Isso embasa o argumento dele e de várias outras pessoas que a afirmação da Amazônia ser o pulmão do mundo é falsa.

 

Minha opinião


Desde 2020, comecei a estudar um pouco sobre 'mudanças climáticas', 'ESG' e uma série de outros assuntos que envolvem o clima e o meio ambiente. Como resultado disso, comecei a descobrir muitas "mentiras" e "sensacionalismo" utilizado por alguns para fins questionáveis.

Em outras palavras, quando estamos falando sobre o clima, meio-ambiente, energias alternativas; passo a ter um olhar cuidadoso com tudo propagado pela mídia. Entre elas, a afirmação do "pulmão do mundo", que para mim, baseado nos argumentos do Dan Nepstad, é falsa.

Desde a primeira vez que escutei, antes mesmo de 2019 com Dan Nepstad, os argumentos e explicações científicas do porquê a Amazônia não ser o pulmão do mundo, eu havia entendido que de fato isso não era verdadeiro.

Meus motivos para estar escrevendo sobre isso, foi o jornalista Michael Shellenberger, que em seu livro "Apocalypse Never: Why Environmental Alarmism Hurts Us All" (Apocalipse nunca: por que o alarmismo ambiental nos fere a todos), trouxe a entrevista com Dan Nepstad e mostrou uma série de outras notícias sensacionalistas propagadas pela mídia que eram completamente desconexas da realidade.

Por exemplo, o Tweet do Cristiano Ronaldo com uma foto tirada 6 anos antes e do outro lado do país.

Por fim, se pudermos tirar algo desse mito, eu diria que devemos todos passar a olhar algumas afirmações e verdades absolutas espalhadas por aí, com um olhar extremamente cuidadoso e questionador.


Ajude a compartilhar:

Escritor: Lucas Garcia

Me siga no Instagram: @jornadalucasgarcia

Me siga no twitter: @oolucasgarcia

Me siga no Wattpad: olucasgarcia

Me siga no TikTok: olucasgarcia

Meu LinkdIn: olucasgarcia


Referências:


Comments


bottom of page