A droga que ganhou o mundo:
Açúcar processado.
Mas, você e eu já sabemos que açúcar — principalmente consumido em excesso — vai nos matar… O verdadeiro mistério aqui é se realmente é possível parar de consumir açúcar?
A resposta?
Sim, eu mesmo faço isso há bastante tempo…
Aqui estão 5 dicas para você fazer também 👇
1. Não faça como eu
Soa estranho, mas eu decidi parar de comer açúcar processado no final de 2019.
Simplesmente em um belo dia acordei e tomei essa decisão.
O problema?
Isso funciona para mim porque sou o tipo de pessoa que consegue lidar bem com extremos. Mas, isso não é o mesmo para 99.9999% das pessoas. Parar de consumir em um estalo de dedos pode levar a algo pior:
Compulsão.
Você consegue ficar sem consumir o açúcar durante um tempo, mas chega um momento que você “falha” e então consome obcecadamente uma grande quantidade de açúcar.
Ou seja,
Comece cortando aos poucos — a menos que você seja o tipo de pessoa de extremos.
2. Cuidado com as Bebidas
É muito mais fácil consumir açúcar em bebidas.
Energéticos, refrigerantes, milkshakes, sucos e uma série de outras possuem muito açúcar.
Até mesmo café, muita gente coloca açúcar 🤮.
Minha “recomendação” para quem está cortando aos poucos é justamente começar cortando essas bebidas. Cortar o açúcar do café (pelo amor de deus faça isso). Beber energético zero açúcar. Beber refrigerantes zero açúcar.
Nas primeiras duas semanas é mais complexo…
Mas, logo você se acostuma.
Principalmente com o café.
3. Mude Seus Hábitos
Sabe a vontade de comer uma “sobremesa” depois do almoço?
Ou a vontade de comer chocolate quando está estressado?
Todas essas coisas surgem como uma “necessidade” porque reforçamos algumas vezes e nosso corpo se “acostumou” a elas. Ou seja, fazemos um “hábito” e então nos sentimos obrigados a continuar ele.
Mas, você precisa substituir o hábito de consumir o açúcar quando X acontece por outra coisa…
Por exemplo,
Assim que você terminar de comer, escove os dentes — provavelmente vai eliminar sua vontade de comer a sobremesa ou diminuir significativamente;
Quando estiver estressado, morda um lápis;
4. Consuma Mais Frutas
Frutas tem frutose e fibras.
Não vou entrar em nutrição aqui… mas resumindo é um tipo de açúcar — não tão ruim quanto o processado — e pode ser um ótimo “substituto” ao longo do tempo para você.
Em suma, a medida que você for diminuindo o açúcar de outros alimentos… aumente a ingestão de frutas. Fazer isso vai propiciar uma experiência surreal em termos de sabor:
Simplesmente as frutas ficam mais doces.
Meio que há uma mudança nas papilas gustativas — com menos exposição ao açúcar refinado, as células receptoras de sabor em suas papilas gustativas podem se tornar mais sensíveis aos compostos doces.
Isso, inclusive, faz você ficar mais sensível ao açúcar processado.
5. Você deveria PARAR para sempre?
Como citei no tópico anterior, depois de um tempo você fica mais sensível ao açúcar processado. Ou seja, meio que você automaticamente vai reduzir muito seu consumo simplesmente porque não vai “tankar” mais.
De todo modo, acho que não.
Você não deveria PARAR para sempre.
Acho que a palavra que melhor descreveria seria “equilíbrio”.
Se existe alguma comida que tenha açúcar e eu realmente quero provar essa comida… simplesmente provo. Não preciso devorar a coisa inteira em grande quantidade. Na maioria das vezes, um pedaço basta.
Minha sugestão?
Fique uns 6 ou 12 meses seguindo estritamente o “NÃO COMER AÇÚCAR PROCESSADO” e quando você se acostumar e seu corpo já não tankar mais comer tanto açúcar, abra esse “espaço” de experimentar e comer em pequenas quantidades.
Finalização e Sugestões
P.S: Juro para você que esse livro é muito bom.
Comments