Sentar de frente para o computador ou pedaço de papel com o objetivo de escrever sobre o que pensamos é uma das coisas mais difíceis que existe. Apesar disso, é uma atividade recompensadora e todos queremos colher seus benefícios.
Seja por proporcionar um melhor entendimento de si mesmo; acalmar um coração preenchido por fortes emoções de angústia, medo, tristeza e dor; e até mesmo, explorar os limites de seu próprio conhecimento.
Mas, isso não apaga a dificuldade em saber por onde começar.
Pensando nisso:
3 Passos para Qualquer um Conseguir Escrever o que Pensa
| Caso Queira Ir Para Algum Passo em Específico
| No Início, Suas Palavras São o Que Realmente Importa
Três coisas que precisamos abandonar ao começar qualquer coisa nova é o nosso ego. Perfeccionismo. E, a ideia de que nosso início será brilhante e pavimentado de sacadas geniais como se fossemos um prodígio.
Dito isso, quando estiver diante do DOCs ou papel, lembre-se que suas palavras são o que verdadeiramente importa. Colocá-las para fora é o que faz diferença. Expô-las ao mundo ou a você mesmo é o que muda tudo.
Por mais que elas saiam ruins, desconexas e não representem 100% do que gostaria de dizer ou explicar... Ainda são suas palavras que merecem ser colocadas para fora.
Dito isso, esse é o primeiro passo para conseguir escrever o que você pensa:
Deixar de lado o ego e o medo de errar (perfeccionismo), aceitando que seu início será tão ruim quanto todas as milhares de coisas que você começou e depois se tornou bom.
| É Impossível Editar ou Lembrar de Uma Página em Branco
Quando sugeri que o mundo e você deveriam ler suas palavras, não quis dizer que precisa ser algo completamente 'cru' ou aleatório. Muito pelo contrário. Precisamos escrever o 'cru' e aleatório para transformar em algo descente e memorável.
Ambas as coisas são impossíveis de serem feitas se o 'cru', ruim e vergonhoso não estiverem lá para ser trabalhados.
Parafraseando Jodi Picoult, "Você pode não escrever bem todos os dias, mas sempre pode editar uma página ruim. Você não pode editar ou lembrar de uma página em branco".
Em outras palavras, o primeiro passo associado ao segundo é o que tornar suas palavras claras e memoráveis no início.
Dito isso, esse é o segundo passo para conseguir escrever o que você pensa:
Lembrar que podemos e devemos editar algo escrito por nós o máximo de vezes que for necessário. Fazer isso, não apenas tornará tudo mais claro para quem for ler, como também, memóravel para nós mesmos.
| Lembre-se: Seu Melhor Texto Sempre Será o Próximo
Até o momento, publiquei mais de 300 textos e artigos no lucasgarciajornada.com.
De todos eles, algo que sempre ficou claro em minha cabeça é que o 301, seria meu provável melhor texto. Quando eu alcançar ele, provavelmente o 302, será o meu provável melhor texto. Isso se repete e repete.
O que quero dizer com isso é que, primeiro (e mais óbvio), nosso melhor sempre estará no futuro.
Segundo (um pouco menos óbvio), a medida que vamos escrevendo mais e mais, tendemos a melhorar e isso leva a uma reação de causa e efeito.
E terceiro (nenhum pouco óbvio), o futuro só existe se nós construirmos.
Em outras palavras, se eu tivesse parado de escrever no meu 2° texto por ele estar ruim (mesmo editando igual um louco), não teria melhorado minha escrita. Ou seja, o futuro do Lucas escritor estaria completamente arruinado.
Isso me deixaria a quilômetros de distância do meu melhor texto.
Dito isso, esse é o terceiro passo para conseguir escrever o que você pensa:
Lembrar que independente de qualquer coisa o seu futuro sempre será melhor que o seu presente quando o assunto é escrever. Mas, isso implica que seu presente faça tal atividade. Afinal, Não há futuro sem um presente.
| BÔNUS: Para de Frescura
Seja escrever um texto, artigo, carta, email, livro ou qualquer outra coisa... Você precisa sentar de frente para um computador ou papel. Pegar um lápis, caneta, teclado ou qualquer outra coisa que sirva para grafar os símbolos (vulgo letras)
E
Simplesmente começar a escrever.
Essa parte não tem segredo, magia, talento ou a famosa inspiração. É, literalmente, sentar e colocar palavra após palavra, sem depender de qualquer coisa externa.
Precisa ser você e seu cérebro usando a escrita para pensar e escrever.
Lembre-se de todos esses passos e do bônus para conseguir escrever tudo aquilo que você pensar.
| Finalização e Sugestões
Preferi não focar em questões técnicas ou jogadas interessantes para prender a atenção de alguém ou se expressar... Do meu ponto de vista, o maior problema no começo está em ignorar esses três passos e desprezar o BÔNUS.
Dito isso, seria incrível saber se esse texto te ajudou de alguma forma.
Caso sua resposta seja positiva, compartilha o link do texto com seus amigos ou redes sociais e me manda uma DM no Twitter ou Instagram me contando sua opinião sobre tudo que eu falei por aqui.
Se você conseguir fazer isso, eu vou ficar muito feliz haha.
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/3-passos-para-qualquer-um-conseguir-escrever-o-que-pensa
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments