Ter mais ideias é um objetivo que todos almejamos, afinal, nos possibilita fazer algo diferente.
Não importa se somos estudantes, profissionais de qualquer área, artistas, pessoas que gostam de tentar o novo ou até uma vovozinha que ama fazer crochê... Ter mais ideias é sempre útil.
Mas, a pergunta que surge quando pensamos sobre isso é "como eu posso ter mais ideias?" ou, "como posso ser mais criativo?".
Pensando nisso, 3 hackers que uso e você também pode usar para ter mais ideias.
| Consuma os Outros
Muitas pessoas acreditam que existem coisas verdadeiramente originais. Chegam até a endeusar a originalidade. Entretanto, algo 100% original é uma completa mentira. Não existe nada original.
Tudo ao nosso redor foi inspirado por cópia. Isso ocorre repetidas vezes e vai continuar ocorrendo.
A única real diferença é a forma de organização e os elementos copiados de outros locais.
Então devo roubar os outros?
Não, você deve consumir os outros.
Ou, como diria o título do livro de Austin Kleon, "Roubar como um artista".
O que quero dizer com isso é que, consumir as coisas que as outras pessoas produzem é extremamente relevante para ter mais ideias.
Fazer isso aumenta suas experiências, conteúdos e conhecimento dando uma importante ferramente para criatividade e geração de ideias:
Repertório.
O objetivo em consumir as coias que as outras pessoas produzem é aumentar seu repertório. Buscar esse aumento, possibilita o fenômeno de "ligar os pontos" (novas formas de organização e copiar elementos de outros locais) levando a ter mais ideias.
RESUMINDO O HACKER:
Nada no mundo é original;
Roubar não, consumir sim;
Consuma o máximo possível para aumentar suas experiências, conteúdos e conhecimento (ganhar repertório);
No fim, ter repertório possibilita ligar mais pontos.
Recomendo os textos: 'Sobre Conectar os Pontos'; 'Uma Forma Diferente de Ver Criatividade'; 'Roube Como um Artista, Austin Kleon'.
| Esgote Todas As Suas Ideias, Inclusive as Ruins
O problema de muitas pessoas é que apenas consomem os outros. Infelizmente, isso não é suficiente para aprimorar as capacidades de ter novas ideias. Precisamos produzir. Precisamos colocar para fora tudo que aprendemos. Precisamos compartilhar nossos pensamentos.
Isso também significa compartilhar os que acreditamos serem ruins.
Compartilhar o máximo possível, leva ao esgotamento de todas as ideias que seu cérebro, vagarosamente, teve algo logo do tempo (ao menos, as que você lembra). Chega um ponto onde até as ruins acabam.
Esse é o momento que nos deparamos com os limites de nossos conhecimentos, criatividade e pensamentos.
Pode não parecer, mas, isso é assustador.
De toda forma, é a partir desse ponto que nosso cérebro "simplesmente" começa a ter mais ideias. Ou, ter ideias mais aprimoradas sobre tudo que já pensamos, consumimos e produzimos.
RESUMINDO O HACKER:
Apenas consumir não é suficiente, produza;
Você precisa esgotar suas ideias, até as ruins, para chegar nos limites de sua criatividade, pensamento e conhecimento;
Compartilha, compartilha, compartilha.
Recomendo os textos: 'Por Que Publicar Todo Dia é Assustador'; 'Por Que Escrever Sobre o Que Consumimos?'; 'O Seu "Ruim" Pode Ser Perfeito Para Outra Pessoa'.
| Explore Outros Nichos
Se produzir e consumir ajuda no desenvolvimento e organização de novas ideias, explorar novos nichos (áreas) potencializa e dá o ar de "original" que adoramos perseguir.
Veja, entender sobre o nicho que estamos é muito importante. Porém, ideias "disruptivas" são em sua maioria, formadas por:
Profundo conhecimento naquela área;
Tomada de riscos;
Inspiração vindas de outros locais.
Explorar novos nichos torna possível que nosso cérebro trabalhe com ainda mais pontos. Pontos que pouquíssimas pessoas pensariam em fazer, afinal, estão apenas focadas no "profundo conhecimento da área".
Dito isso, associe o primeiro hacker 'consumir os outros' e consuma conteúdo sobre outros assuntos.
O potencial que isso tem para novas ideias é gigantesco.
RESUMINDO O HACKER:
Consuma outros conteúdos além do seu nicho;
Ideias disruptivas são formadas por: "profundo conhecimento na área", "tomada de riscos", "inspiração vindas de outros locais".
| A Casa Da Criatividade é o Pinterest (BÔNUS)
Como bônus, sugiro que comece a explorar e usar o aplicativo Pinterest.
Por lá, sempre consegui colocar em prática os três pontos citados anteriormente. É um ótimo lugar para qualquer um que busque ter mais ideias e ser mais criativo.
Inclusive, também incluo o TikTok nessa recomendação.
| Sugestões
Outros textos e artigos que são do seu interesse:
Obrigado por ler! Se busca algo melhor para ler, hã, dizem que no meio esterco as plantas crescem mais forte... Volte daqui a 3 meses e de repente verá algo agradável, mas, sem frutos. Essas coisas levam tempo haha. Aqui o link para compartilhar com seu amigo: https://www.lucasgarciajornada.com/post/3-hackers-para-voce-ter-mais-ideias
Escritor: Lucas Garcia
Me siga no Instagram: @o.lucasgarcia
Me siga no twitter: @olucasgarcia_
Me siga no Wattpad: olucasgarcia
Me siga no TikTok: olucasgarcia
Meu LinkedIn: olucasgarcia
Comments